Maior computador da América
Latina chega a Natal (RN) em 2010
WALTER GALVÃO
Brasília - O maior computador da América Latina, capaz de processar 22 trilhões de operações por segundo, inicia operações no Nordeste a partir do próximo ano. Pesando duas toneladas, o supercomputador BlueGene/L, da IBM, preço estimado em R$ 20 milhões, foi doado à Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), de Natal (RN), pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça.
A principal aplicação do equipamento será na pesquisa em neurociências, especialidade dos estudos desenvolvida pela Associação Santos Dumont, presidida pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, autoridade internacional que decidiu há quatro anos transferir para o Nordeste o trabalho de repercussão mundial que realiza. Enfermidades do cérebro, a exemplo da doença de Parkinson, serão pesquisadas num patamar ainda não conquistado no país.
Outras áreas de atividade científica também serão otimizadas a partir da instalação do supercomputador, a exemplo dos estudos sobre clima, genômica e geologia. Os estudantes de todos os níveis serão beneficiados a partir da nova realidade computacional que o BluGene/L estabelecerá.
A vinda do supercomputador foi anunciada pelo ministro da Educação Fernando Haddad durante entrevista na tarde desta terça-feira (24) aos jornalistas presentes ao Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O ministro disse também que a doação da Suíça, que foi intermediada pelo governo federal, possibilitará a criação de um campus especializado no Rio Grande do Norte em neurociências.
O ministro informou também que o governo federal fará investimentos de valor ainda não definido para construir a infra-estrutura necessária ao supercomputador que dispõe de 16 mil processadores combinados e interligados para o seu funcionamento, tecnologia que exige um suporte específico já que a máquina sequer pode ser desligada. A transferência da Suíça para o Brasil será uma operação de logística especial para manter o equipamento ativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário