segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Globalização e exclusão



O espaço das mulheres

WALTER GALVÃO

Três mulheres foram assassinadas em Campina Grande (PB). O motivo: um imbecil não gostou de levar o fora da namorada.

A reação foi esta: ele se armou, reuniu outros imbecis armados, montou um pelotão de fuzilamento, dirigiu-se à casa da ex de 16 anos e matou-a juntamente com a mãe da vítima e a nora, de 15 anos.Um aterrador espetáculo de machismo, intolerância, egoísmo e ignorância.

Em João Pessoa, a monstruosidade não foi menor. O marido desentendeu-se com a esposa. O argumento usado por ele na discussão: um machado.Incrível, não? Mas verdadeiro.

O cara pegou um machado para resolver a briga doméstica. Tentou esquartejar a companheira que está no hospital de trauma da Capital. Ainda bem que ela escapou. Cheia de ferimentos. Mas está viva.

Em São Paulo, a aluna que sofreu linchamento moral dentro da faculdade por usar um microvestido foi expulsa pelos que fazem a Uniban.

Ridícula a decisão. Pior: machista, autoritária, obscurantista. A vítima é que foi punida. A jovem assediada é que foi considerada indigna de permanecer na faculdade e não os que a perseguiram, filmaram, vaiaram, achincalharam. A mulher agredida é que foi excluída do grupo que a atacou. A pessoa que foi perseguida injustamente é que sofreu o impedimento e não seus algozes.
O mundo está abismado com a expulsão. A mídia internacional não para de divulgar, comentar e questionar a legitimidade da decisão universidade.

No final de semana, a imprensa brasileira destacou o fato de que não há nenhuma mulher entre os presidentes das cem maiores empresas do país.

Outro destaque da mídia brasileira: o Fórum Econômico Mundial elaborou o ranking das oportunidades de gênero em 100 países. O Brasil ficou em 82º lugar. Isso quer dizer que as mulheres brasileiras estão no atraso quando a questão é espaço para atuar e se desenvolver.
O conjunto das informações transmitido neste texto até agora revela uma situação bastante desagradável para a mulher brasileira. Um contexto de violência, preconceito, exclusão. Uma inaceitável situação que precisa mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cidadão que gosta de produzir e receber informações