sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Supremo em questão

WALTER GALVÃO

O que representa o Supremo Tribunal Federal (STF) para a democracia brasileira? Qual a contribuição ética dos ministros nestes tempos de tempestuosa corrupção? Que sinalização as decisões da mais importante instância do Poder Judiciário oferecem aos cidadãos perplexos com o vale tudo em que se transformou a disputa por liderança, razão e hegemonia entre grupos políticos e econômicos?

Esta foi uma semana rica em discussão a respeito dessas e de outras questões direta e indiretamente ligadas à militância do STF em defesa dos princípios constitucionais que asseguram liberdade, igualdade, justiça social para os brasileiros.

Dessa discussão rica e oportuna, recortamos dois momentos dos mais significativos.
Um deles é protagonizado pelo jornalista Mino Carta que na revista Carta Capital desta semana escreveu artigo esclarecedor a respeito do papel de Gilmar Mendes, presidente do Supremo.
O outro também ocorreu através da imprensa, desta vez na Folha de S. Paulo que publicou texto de Joaquim Falcão sobre o que está acontecendo com o STF.

Reproduzimos os textos a seguir em nome do aprofundamento das discussões sobre rumos do processo de desenvolvimento social e político do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cidadão que gosta de produzir e receber informações